Influência dos atributos intrínsecos na intenção de compra de pão inteiro em Quito- Equador
Influence of intrinsic attributes on intent to purchase whole bread in Quito-Ecuador
DOI:
https://doi.org/10.54018/sssrv3n3-003Keywords:
atributos intrínsecos, qualidade percebida, intenção de compra, mix de marketingAbstract
O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência de relações entre os atributos intrínsecos e a intenção de compra de pão integral na cidade de Quito, no Equador, bem como a existência de diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis em estudo e fatores demográficos, tais como como: sexo, idade e a região administrativa em que os entrevistados vivem, que foi desenvolvido com base em um estudo anterior (Gonzalón Almagro, Andrea; Guasgua Espinosa, 2018). O método de pesquisa utilizado teve uma abordagem quantitativa, correlacional, não experimental; o instrumento de pesquisa foi um survey elaborado com base em dois questionários, um tratando de fatores intrínsecos (Heenan, Samuel.; Dufour, Jean Pierre; Hamid, Nazimah; Harvey, Winna; Delahunty, 2008) e o outro tratando de intenção de compra, elaborado por Long-Chuan, Wen-Pin e Hsiu-Hua (2014); Esta pesquisa foi aplicada aleatoriamente a 384 consumidores de pão integral (233 mulheres, 151 homens), residentes nas cinco regiões administrativas urbanas que compõem o Distrito Metropolitano de Quito; Para a formação dos grupos, foi utilizada amostragem probabilística estratificada com alocação proporcional, tendo como parâmetros de agrupamento a idade e a zona de residência. Os principais resultados obtidos mostraram que não há relação linear positiva entre os atributos intrínsecos e a intenção de compra de pão integral, porém, existem diferenças estatisticamente significativas entre alguns dos atributos intrínsecos e a intenção de compra de pão integral, quanto ao sexo dos respondentes; Por fim, verificou-se que a intenção de compra de pão integral apresenta diferenças estatisticamente significativas em relação à zona administrativa habitacional em que os entrevistados residem.