A comercialização do açaí e do mapati na tríplice fronteira (Brasil, Colômbia e Peru)
The commercialization of açaí and mapati in the triple border (Brazil, Colombia and Peru)
DOI:
https://doi.org/10.54018/sssrv3n3-002Keywords:
açaí, mapati, Tabatinga, indígenasAbstract
O artigo propõe uma compreensão da relação sociedade – natureza por meio da discussão sobre o processo conceitual e a materialidade da Biodiversidade, considerando os aspectos econômicos, ecológicos, éticos e patrimoniais relacionados a este conceito. A pesquisa que baseia o artigo se debruça sobre a comercialização dos frutos Açaí e Mapati, na cidade de Tabatinga (Amazonas) - um contexto em que se depara com a organização e a produção capitalista do espaço geográfico no circuito tetralógico (ordem/desordem/interações/organizações). Tomando as frutas Açaí e Mapati como significativas da biodiversidade encontrada na regiáo, levou-se em conta a agência do camponês. Tendo em vista que o saber agregado ao cultivo e extração de espécies endêmicas é um fator constituinte do fenômeno que aqui pretendemos estudar. Os resultados apresentados são, no entanto, apenas parciais, dado que os projetos que originam a pesquisa encontram-se ainda em andamento. Contudo, observa-se desde já o protagonismo dos indígenas Tikuna no que tange ao abastecimento e comercialização das frutas Açaí e Mapati no município.