Práticas de gestão de inovação social em empresas sociais: uma revisão sistemática
Social innovation management practices in social enterprises: a systematic review
DOI:
https://doi.org/10.54018/sssrv3n2-013Keywords:
inovação social, empresas sociais, empreendedorismo socialAbstract
Apesar de a inovação social ser apontada como uma solução viável para os desafios sociais, as abordagens de gestão desse tipo de inovação encontram-se dispersas. Autores afirmam que há maiores riscos e complexidade em uma inovação social do que em uma inovação comercial; portanto, faz-se necessário um processo de desenvolvimento específico para as inovações sociais levando em consideração seu contexto. Este trabalho se propôs a levantar os processos de gestão e aspectos importantes para o desenvolvimento de inovação social em empresas sociais utilizando como metodologia a revisão sistemática de literatura. Os resultados indicam que as fases iniciais do processo de inovação são mais exploradas na literatura e que a colaboração e participação da comunidade é um elemento de fundamental importância no processo. A validação de protótipos e a implementação permitem ganho de conhecimento e outras capacidades que apoiam a sustentação da inovação. Aspectos como: perfil do empreendedor, gestão das partes interessadas e cultura organizacional, se apresentam como fatores direcionadores desse processo.