Comércio eletrônico: percepções dos empresários do varejo de móveis em Pau dos Ferros/RN
Electronic commerce: perceptions of retail furniture entrepreneurs in Pau dos Ferros/RN
DOI:
https://doi.org/10.54018/sssrv3n2-012Keywords:
comércio eletrônico, varejo de móveis, vantagens competitivasAbstract
No Brasil, o uso do comércio eletrônico tem se expandido de forma significativa nos últimos dez anos, sobretudo no varejo, sendo reconhecido como uma maneira de potencializar vantagens competitivas para as empresas. O ano de 2020 trouxe muitos desafios, em face da pandemia da Covid-19, que impactou o mundo, levando muitas empresas a mudar sua forma física tradicional de atuação, e o comércio eletrônico foi em muitos casos, a alternativa possível de atuação, transformando as operações comerciais, a sociedade empresarial e a própria internet. O objetivo do presente trabalho foi analisar a percepção dos empresários, do varejo de móveis em Pau dos Ferros (RN), sobre o uso do comércio eletrônico. O estudo de natureza qualitativa, adotou o método de pesquisa descritivo, sendo a coleta de dados conduzida por meio de entrevista semiestruturada junto aos empresários. Por meio da análise de conteúdo os dados foram categorizados e analisados, permitindo identificar o perfil das empresas e dos empresários, para posteriormente conhecer a percepção sobre o uso do comércio eletrônico nesse contexto. Os resultados mostraram que os empresários, faziam uso de ferramentas do comércio eletrônico, por meio de redes sociais, mas de forma tímida e esporádica, porém nos últimos nove meses houve aumento e diversificação do uso. Também pode-se identificar dificuldades relacionadas ao uso da tecnologia. Contudo, foram evidenciados os benefícios com o uso do comércio eletrônico principalmente em decorrência da pandemia, onde aprimorar novas formas de atuação e relacionamento com clientes e fornecedores.