Projeto “OAB vai à escola”: um exercício de cidadania

Project “OAB goes to school”: a citizenship exercise

Authors

  • Cristiane Freitas Bertanha Machado
  • Paulo de Tarso Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54018/sssrv3n2-004

Keywords:

cidadania, política pública, direitos

Abstract

O presente artigo nasce do estudo realizado da implementação, desenvolvimento e resultados obtidos do Projeto “OAB VAI À ESCOLA”, na cidade de Franca até o ano de 2016. O Projeto acontece com a participação voluntária de alguns advogados que comungam de um mesmo ideal: debater os direitos e deveres presentes no ordenamento jurídico brasileiro, em especial a Carta Magna – a Constituição de 1988. Dessa parceria verifica-se a garantia do processo democrático pelo conhecimento dos direitos humanos fundamentais e a prática cidadã. Porque o projeto “OAB vai a escola” reconhece que é na escola que a educação se desenvolve, tendo em vista os três objetivos básicos delineados no texto constitucional:o pleno desenvolvimento da pessoa humana; o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação da pessoa para o trabalho. O referencial teórico abordado sobre educação é fonte dos autores Paulo Freire e Antonio Bolivar e no tocante a cidadania trabalhou-se com Hannah Arendt e Amartya Sen. Referente à metodologia, as pesquisas bibliográfica e documental fizeram parte do estudo. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, conjuntamente com as pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa de campo, com aplicação de questionários-roteiros usados nas entrevistas dos advogados voluntários e gestores educacionais.

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Published

2022-04-11

How to Cite

Machado, C. F. B. ., & Oliveira, P. de T. . (2022). Projeto “OAB vai à escola”: um exercício de cidadania: Project “OAB goes to school”: a citizenship exercise. STUDIES IN SOCIAL SCIENCES REVIEW, 3(2), 442–447. https://doi.org/10.54018/sssrv3n2-004