Sociedade do conhecimento, cidades empreendedoras e competivividade local

Knowledge society, entrepreneurial cities and local competitiveness

Authors

  • Uranilson Barbosa de Carvalho
  • Maria das Graças Soares da Costa
  • Moisés Benigno da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54018/sssrv3n1-013

Keywords:

empreendedorismo, sociedade do conhecimento, desenvolvimento local, gestão pública e competitividade

Abstract

O novo paradigma da Sociedade do Conhecimento vem respaldar uma série de inovações peculiares, como a tecnologia da informação, a tecnologia digital e a microeletrônica. Tudo isso impacta nos ditames das organizações com a proliferação de conteúdos como os da computadorização, sistematização e flexibilização, interligação em rede, just in time, inteligência competitiva, entre outros, além do surgimento das novas regras trabalhistas e da desregulamentação estatal, com exigência de uma maior eficiência da gestão pública, visando à integração competitiva no mercado global, com papel dos Governos menos “gerencialistas” e mais direcionada à multiplicação dos novos meios de desenvolvimento econômico. Direcionamos assim para a premissa do “empreendedorismo coletivo”, sendo necessária a “busca de uma maior eficiência na gestão urbana, visando a integração competitiva no mercado global” (MOURA, 1997, p. 42). Há uma mudança verificada, principalmente a partir da década de 80, notadamente, na Europa e nos Estados Unidos da participação dos governos locais, com atuação menos intervencionista e mais multiplicadora dos novos meios de desenvolvimento econômico. Neste aspecto, havia uma simetria vantajosa entre os países de capitalismo avançado e as cidades empreendedoras. A superação de uma ação pública local, voltada simplesmente à provisão de serviços e regulação do uso e ocupação do solo, para uma perspectiva empreendedora das cidades, conduz à adoção de políticas estratégicas como ações na melhoria da qualidade de vida. Nesse caso, destacam-se os movimentos culturais e a área de entretenimento, os recursos de base e de infraestrutura e o controle e comando de altas finanças. O marketing urbano torna-se outra ferramenta essencial para vender uma imagem positiva da cidade, atraindo para si investimentos nacionais e estrangeiros. Entretanto, Harvey (1996, p. 60) afirma que “Na verdade, a venda da cidade como um espaço para atividades depende muito da criação de um imaginário urbano atraente”. No sentido literal da frase, “criação de um imaginário urbano atraente” é estabelecer uma rede de informações eficientes de constantes vínculos institucionais das características que se destacam na cidade, capazes de potencializar os investimentos. O novo perfil de gestão pública deve estar em alinhado com os aspectos básicos do empreendedorismo, nos quais prevalece a ênfase no desenvolvimento econômico, numa perspectiva de integração competitiva; um governo que assume mais um papel de articulador/catalizador de forças; a formação de consensos em torno de projetos estratégicos; a construção de parcerias e redes de ação pública; o desenvolvimento de um expressivo marketing urbano, visando a formação interna e externa da cidade; a utilização de práticas de organização e gerenciamento empresarias que são elementos que caracterizam um movimento que aparece como renovador da gestão pública local, na atualidade. (MOURA, 1997) Em síntese, as variáveis para mensurar os aspectos de atração dos investimentos para as cidades no competitivo mercado global não serão apresentadas espontaneamente, a inserção neste sistema dependerá muito mais da postura de gestão pública das cidades, inserindo-as no novo paradigma da Sociedade do Conhecimento e tornando-as atraentes às iniciativas empreendedoras.

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Published

2022-03-08

How to Cite

de Carvalho, U. B. ., da Costa, M. das G. S. ., & da Silva, M. B. . (2022). Sociedade do conhecimento, cidades empreendedoras e competivividade local: Knowledge society, entrepreneurial cities and local competitiveness. STUDIES IN SOCIAL SCIENCES REVIEW, 3(1), 209–224. https://doi.org/10.54018/sssrv3n1-013