O ensino de matemática para jovens e adultos: um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem na EJA
Teaching mathematics for youth and adults: a study on the teaching and learning process in EJA
DOI:
https://doi.org/10.55034/smrv3n2-024Keywords:
ensino, aprendizagem, EJA, matemáticaAbstract
O ensino e aprendizagem da Matemática possui diversos percalços em decorrência do estigma negativo existente por esta disciplina e pela dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos devido, principalmente, à desvinculação entre conceitos ensinados e realidade vivenciada pelo público da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática na EJA aplicada no Brasil. Sendo assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir o público da EJA, conhecer a evolução histórica e social dessa modalidade de ensino e analisar as metodologias educativas aplicadas. Foi possível verificar que o problema da evasão dos alunos brasileiros desta modalidade de ensino pode ser inibido a partir de práticas educativas com intensa inserção da contextualização, onde seja apresentado aos discentes situações/problemas paralelas ao seu cotidiano, para que ele perceba a Matemática como uma ferramenta aliada para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.