O ensino de matemática para jovens e adultos: um estudo sobre o processo de ensino e aprendizagem na EJA

Teaching mathematics for youth and adults: a study on the teaching and learning process in EJA

Authors

  • Felício Deotti Ladeira
  • Elton Carlos Grossi

DOI:

https://doi.org/10.55034/smrv3n2-024

Keywords:

ensino, aprendizagem, EJA, matemática

Abstract

O ensino e aprendizagem da Matemática possui diversos percalços em decorrência do estigma negativo existente por esta disciplina e pela dificuldade de aprendizagem por parte dos alunos devido, principalmente, à desvinculação entre conceitos ensinados e realidade vivenciada pelo público da Educação de Jovens e Adultos - EJA. Esse trabalho tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática na EJA aplicada no Brasil. Sendo assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica para definir o público da EJA, conhecer a evolução histórica e social dessa modalidade de ensino e analisar as metodologias educativas aplicadas.  Foi possível verificar que o problema da evasão dos alunos brasileiros desta modalidade de ensino pode ser inibido a partir de práticas educativas com intensa inserção da contextualização, onde seja apresentado aos discentes situações/problemas paralelas ao seu cotidiano, para que ele perceba a Matemática como uma ferramenta aliada para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Downloads

Published

2022-06-21