PEGADA ECOLÓGICA-PERFIL DOS ALUNOS DO CAMPUS COELHO NETO

Authors

  • Rivania da Silva Lira IFMA
  • Priscila Brandão de Sousa IFMA-Campus Coelho Neto
  • Clarissa Maria Brito Lima IFMA-Campus Coelho Neto
  • Kalita Rocha Chaves UEMA

DOI:

https://doi.org/10.55034/smrv3n3-002

Keywords:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Abstract

A Pegada Ecológica tem o intuito de medir os impactos ou “rastros” que se é deixado pelas pessoas no planeta terra. Ela está relacionada com a quantidade de recursos terrestres, como terra e a água para a sustentação de vida das gerações futuras. A Pegada Ecológica foi calculada pelos participantes do projeto a partir de um questionário aplicado às turmas do curso de informática e administração com o objetivo de saber qual o impacto dos alunos do campus Coelho Neto sobre os recursos naturais. O resultado das pegadas dos alunos variou muito entre 1,00 e 2,00 planetas, também foi possível observar que alguns resultados variaram entre 3,00 e 4,00 planetas. Foi possível concluir que os alunos obtiveram o nível de pegada altíssimo e que mudanças em seus hábitos são indispensáveis.

Author Biographies

Priscila Brandão de Sousa, IFMA-Campus Coelho Neto

https://orcid.org/0000-0002-6181-3668 Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2009-2014). Desenvolveu projetos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nas áreas de química inorgânica e orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, biodiesel, catalisadores, análise fitoquímica e química de produtos naturais. Mestre em Ciência dos Materiais (2014-2016) , doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo projetos de pesquisa na área de Materiais Cerâmicos e Metálicos. 

Clarissa Maria Brito Lima, IFMA-Campus Coelho Neto

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT/IFPI Campus Parnaíba). Possui Especialização em Gerenciamento de Recursos Ambientais pelo Instituto Federal do Piauí (2009). Titulação de Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (2008 e 2006, respectivamente). Atualmente é Professora EBTT de Biologia do Instituto Federal do Maranhão, campus Coelho Neto. Tem experiência na área de Educação, Educação Ambiental, Resíduos sólidos.

Kalita Rocha Chaves , UEMA

Tecnica em Tecnologia da Informação

Academica em Quimica

Published

2022-07-07