Professores de geografia: um ensaio sobre ética relacional e formação em tempos virtuais

Geography teachers: an essay on relational ethics and training in virtual times

Authors

  • Giseli Gomes Dalla-Nora
  • Edson Gomes Evangelista Dalla-Nora

DOI:

https://doi.org/10.55034/smrv3n2-020

Keywords:

formação de professores, ética, desenvolvimento profissional docente, pandemia

Abstract

Este ensaio tem por objetivo apresentar algumas discussões pertinentes ao processo de formação de professores, no contexto pandêmico, com vistas a respectiva atuação na educação básica. Não se pretende aqui abordar todos os elementos que configuram este processo, mas abordar, o processo de formação do professor a partir da perspectiva da ética, da moral e dos valores que o orientem a ação docente. Nessa perspectiva cumpre ressaltar que a ética na formação de professores, em especial na formação de professores de geografia perpassa a própria formação compreendida com o desenvolvimento profissional ao longo de um continuum de formação em contextos. Uma vez que trata-se de uma ética relacional voltada para a ação docente nas múltiplas dimensões em que ser professor se constitui sempre paulatinamente. 

Published

2022-06-09