A importância da psicomotricidade na educação infantil

The importance of psychomotricity in early childhood education

Authors

  • Luciana Barbosa Guedes
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

Keywords:

Psicomotricidade. Aprendizagem. Educação Infantil. /, Psychomotricity. Learning. Child education.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo apontar a importância da psicomotricidade para as crianças da Educação Infantil. A psicomotricidade envolve também questões de emoção e raciocínio da criança. Os pequenos tendem a descobrir o mundo por meio de seus corpos, sobretudo nos primeiros anos. Através de uma revisão bibliográfica, esse estudo trouxe como resultado que a psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal, visto que ela tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida. Esse movimento possibilita a expressão individual da criança por meio de atividades, criando, interpretando e se relacionando com o mundo à sua volta. É neste sentido que a psicomotricidade pode atuar no âmbito educacional, quando procura compreender e favorecer o desenvolvimento integral do sujeito.

 

This article aims to point out the importance of psychomotricity for children in early childhood education. Psychomotricity also involves issues of emotion and reasoning of the child. Little ones tend to discover the world through their bodies, especially in the early years. Through a bibliographic review, this study brought as a result that psychomotricity contributes significantly to the formation and structuring of the body scheme, since it has as its main objective to encourage the practice of movement in all stages of life. This movement allows the individual expression of the child through activities, creating, interpreting and relating to the world around him. It is in this sense that psychomotricity can act in the educational field, when it seeks to understand and favor the integral development of the subject.

Published

2022-01-19