O lúdico e suas contribuições no processo de alfabetização e letramento na educação infantil

Playfulness and its contributions to the literacy and literacy process in early childhood education

Authors

  • Denise da Silva Ramos
  • Fabia Maria dos Santos
  • Diogenes José Gusmão Coutinho

Keywords:

Lúdicoc Educação infantilc Alfabetização, leitura. /, Ludic, Child education, Literacy, reading

Abstract

A leitura nunca se fez tão necessária nas nossas salas de aula, inclusive na educação infantil. Entendemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler, inclusive as crianças de 4 e 5 anos são apresentadas muito cedo ao uso de tablets e celulares. Para prepararmos os educandos para esse mundo moderno e atual, percebe-se a necessidade de prepará-los para enfrentar mudanças, estar ligado socialmente, e através da leitura podemos criar esses laços. Portanto, uma sociedade letrada, precisa saber ler, escrever e principalmente se comunicar. A valorização social de uma pessoa, atualmente, está intimamente ligada ao seu desempenho de leitura, fala e escrita, pela razão da ampla exposição aos meios de comunicação. O objetivo é analisar as contribuições do lúdico no processo de alfabetização e letramento na educação infantil. Metodologia: a investigação bibliográfica foi realizada a partir da consulta à base de dados da SCIELO (Scientific Electronic Library Online e Bireme) no período de 2019 a 2020. Conclui-se Assim estimulando a leitura e escrita não convencional, mas de forma lúdica para as crianças da educação infantil faremos com que nossos alunos, compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, conferindo a eles um horizonte totalmente novo de descobertas e incríveis aventuras, apropriando-se do mundo da leitura e da escrita de forma significativa.

 

Reading has never been so necessary in our classrooms, including early childhood education. We understand that the current reality is increasingly moving our students away from the act of reading, even children aged 4 and 5 are introduced to the use of tablets and cell phones very early. To prepare students for this modern and current world, there is a need to prepare them to face changes, to be socially connected, and through reading we can create these bonds. Therefore, a literate society needs to know how to read, write and, above all, communicate. Currently, a person's social valuation is closely linked to their reading, speaking and writing performance, due to their wide exposure to the media. The objective is to analyze the contributions of play in the literacy and literacy process in early childhood education. Methodology: the bibliographic research was carried out based on the consultation of the SCIELO database (Scientific Electronic Library Online and Bireme) in the period 2019 to 2020. It concludes by encouraging unconventional reading and writing, but in a playful way for children. kindergarten children we will make our students better understand what they are learning at school, and what happens in the world in general, giving them a whole new horizon of discoveries and incredible adventures, appropriating the world of reading and learning. written significantly.

Published

2022-01-19