Os benefícios do brinquedo terapêutico no cuidado à crianças

The Benefits Of Therapeutic Play In Child Care

Authors

  • Thais Laet Santos
  • Débora Costa Kind Becker
  • Dayane Fernandes Franco
  • Cynthia Silva Santos
  • Carolina Sampaio de Oliveira
  • Aline de Almeida Silva
  • Andressa Juliana da Silva
  • Dennislaine Alves Lima Dantas

Keywords:

Toy , Therapeutic, Child, Nursing, / Terapêutico , Reproduzir , criança

Abstract

Objetivos: Levantar os conhecimentos produzidos e publicados por enfermeiros referente à temática brinquedo terapêutico, bem como levantar os resultados terapêuticos e as dificuldades encontradas. Método: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura com abordagem qualitativa, exploratória e retrospectiva. A revisão foi realizada no primeiro semestre de 2021 utilizando a base de dados online das revistas: Acta Paulista de Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Revista Eletrônica de Enfermagem; Revista Baiana de Enfermagem. Os acervos das revistas foram acessados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde Pública (BVS), onde as seguintes palavras-chave foram utilizadas em português: Brinquedo terapêutico, Criança, Enfermagem, Brinquedo. Foram excluídos todos os artigos que não contemplaram os critérios de inclusão do estudo. Resultados: O principal enfoque dos artigos selecionados foram apresentar os benefícios da utilização do Brinquedo Terapêutico e a associação desta proposta como fonte de apoio e proteção à criança. Neste contexto, o brinquedo terapêutico se mostrou essencial para uma melhor relação entre o enfermeiro e a criança, se fazendo possível minimizar o medo e receio que as crianças geralmente apresentam em relação ao profissional, e assim desenvolver um forte vínculo entre eles, resultando em um cuidado mais humanizado. Considerações Finais: O Brinquedo Terapêutico se mostrou uma técnica eficaz para a diminuição do estresse relacionado a procedimentos e a internação hospitalar. Por ser uma brincadeira estruturada e possibilitar o contato direto com materiais que estão presentes nos procedimentos do tratamento, é uma forte aliada para minimizar possíveis traumas e estimulam um atendimento mais humanizado.

 

Objectives: To survey the knowledge produced and published by nurses on the theme of therapeutic play, as well as the therapeutic results and difficulties encountered. Method: This is a narrative literature review with a qualitative, exploratory and retrospective approach. The review was carried out in the first semester of 2021 using the online database of the following journals: Acta Paulista de Enfermagem; Revista Gaúcha de Enfermagem; Revista Eletrônica de Enfermagem; Revista Baiana de Enfermagem. The journals' collections were accessed through the Virtual Public Health Library (VHL), where the following keywords were used in Portuguese: Brinquedo terapêutico, Criança, Enfermagem, Brinquedo. All articles that did not meet the inclusion criteria of the study were excluded. Results: The main focus of the selected articles were to present the benefits of using Therapeutic Toy and the association of this proposal as a source of support and protection for the child. In this context, the therapeutic toy proved to be essential for a better relationship between the nurse and the child, making it possible to minimize the fear and trepidation that children usually have toward the professional, and thus develop a strong bond between them, resulting in a more humanized care. Final Considerations: Therapeutic Play proved to be an effective technique to reduce the stress related to procedures and hospitalization. Since it is a structured game and allows direct contact with materials that are present in the treatment procedures, it is a strong ally to minimize possible traumas and stimulate a more humanized care.

Published

2021-11-23