Bioquímica sob a percepção dos estudantes de enfermagem

Biochemistry from the perspective of nursing students

Authors

  • Tiago da Silva Lima
  • Daisy Machado

DOI:

https://doi.org/10.54022/shsv3n2-001

Keywords:

métodos de ensino, processo de aprendizado, profissional da saúde

Abstract

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa quantitativa e de natureza descritiva que objetivou o levantamento de dados sobre a percepção que o componente curricular Bioquímica tem para o aluno do curso de Enfermagem da Universidade São Francisco. Buscou-se a compreensão do processo de ensino como um instrumento de aperfeiçoamento e definição de metodologias que sejam capazes de possibilitar o empoderamento do aluno, tendo em vista a estrutura educacional em que cada um consegue se perceber. Para isto, foi desenvolvido um questionário e o link do mesmo foi enviado por email para os alunos. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Os resultados mostraram que 85,1% dos participantes cursaram o ensino médio público, sendo que 55,2% acreditam que a base de conhecimento do ensino médio não auxiliou na compreensão da Bioquímica. 90,8% dos discentes consideram importante a Bioquímica para a compreensão do binômio saúde-doença. Sobre as metodologias de ensino, 97,7% concordam que estratégias como videoaulas, estudos dirigidos, atividades práticas e podcasts contribuem para a compreensão do componente curricular. Verificou-se que as diferentes estratégias de ensino utilizadas pelos docentes são bem aceitas pelos alunos de Enfermagem e que os mesmos acreditam que estas auxiliam na compreensão do componente curricular, assim como nas possibilidades diagnósticas e terapêuticas em que a Bioquímica é aplica na prática profissional.

Downloads

Published

2022-04-01