STUDIES IN EDUCATION SCIENCES
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses
<p><strong>STUDIES IN EDUCATION SCIENCES (SES)</strong> is a journal which published academic-scientific articles, essays, dossiers, abstracts, case reports, on topics that contribute to the evolution of the educational debate, as well as to the dissemination of theoretical/practical knowledge produced in the “<strong>Education</strong>” area.</p> <p>Our focus is to serve the academic community, such as professors, researchers, as well as undergraduate and graduate students, as well as professionals in the field.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; background: white;">The SES accepts contributions written in <strong style="box-sizing: border-box;">Portuguese</strong>, <strong style="box-sizing: border-box;">English</strong> or <strong style="box-sizing: border-box;">Spanish</strong>.</p> <p>DOI prefix of SES:<strong> 10.54019</strong></p> <p style="text-align: justify;">ISSN: <strong>2764-0868</strong></p> <p style="text-align: justify;">Area of knowledge: <strong>Education</strong></p> <p> </p>en-US[email protected] (Profa. MSc. Barbara Bonfim)[email protected] (Equipe Editorial)Tue, 02 Jan 2024 00:00:00 +0000OJS 3.3.0.13http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss60Editorial
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2173
<p>.</p>Barbara Bonfim
Copyright (c) 2024
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2173Tue, 02 Jan 2024 00:00:00 +0000Educação especial: o atendimento educacional especializado em tempos de pandemia
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2250
<p>Em decorrência do distanciamento social, consequência da pandemia de SARS-COV-2 (COVID-19), muitos desafios surgiram para os/as profissionais da educação. Evidentemente, não sendo diferente para os/as profissionais da educação especial, na busca por adequações do atendimento presencial para a modalidade não presencial. Diante da problemática do contexto pandêmico, objetivamos, neste estudo, conhecer os desafios dos educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), do município de Dona Inês/PB, durante a pandemia. Para coleta dos dados, utilizamos de um questionário virtual disponibilizado pela plataforma Google Forms, o qual buscamos subsídios para conhecimento sobre as ações desenvolvidas no atendimento aos alunos público-alvo da educação especial durante a pandemia. Na construção do nosso referencial teórico, utilizamos de teóricos como: MANTOAN (2015), MAZZOTTA (2011), BRASIL (2009; 2010; 2011) e outros. Para análise dos dados, utilizamos da técnica de análise de conteúdo proposta por BARDIN (2011). Portanto, é notório os desafios enfrentados por essas profissionais: o aumento da carga de trabalho, dificuldades na comunicação com a família, precarização do atendimento educacional especializado em tempos de pandemia, entre outros.</p>Diego Tavares de Souza
Copyright (c) 2024
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2250Fri, 12 Jan 2024 00:00:00 +0000Curso de capacitação de instrutores através da educação a distância – uma experiência de sucesso da escola superior de bombeiros
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2411
<p>O objetivo deste trabalho é apresentar um relato da experiência sobre a utilização da ferramenta EaD na padronização das aulas ministradas pela Escola Superior de Bombeiros (ESB). A ferramenta é responsável pelo ensino à aproximadamente 9000 bombeiros por ano, que participam de cursos de formação, especialização e estágios aos profissionais do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).Para capacitar o professor, a ESB ministra o curso de Capacitação Para Instrutores(CPI) que, como projeto piloto, foi realizado na modalidade híbrida com aulas em EaD e aulas presenciais. Para tanto, foi utilizada a plataforma Moodle, onde os alunos têm acesso ao conteúdo das matérias teóricas e a aplicação na prática, no modo presencial. O resultado foram os 15 cursistas do projeto piloto que realizaram o curso e responderam a pesquisa que resultou neste trabalho. Como conclusão, oberva-se que a capactiação por meio do EaD é funcional e aplicavél, obtendo sucesso no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em instituições como a Escola Supeiror de Bombeiros.</p>Tiago Regis Franco de Almeida, Alexandre Sérgio de Oliveira Angelin
Copyright (c) 2024
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2411Wed, 24 Jan 2024 00:00:00 +0000Análisis de las percepciones de docentes de Institutos Técnicos y Tecnológicos del Ecuador respecto a la planificación estratégica y su influencia en la acreditación institucional
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2954
<p class="Dadosautores">El presente artículo tiene como objetivo <a name="_Hlk157858837"></a>analizar las percepciones que tienen los docentes de los Institutos Técnicos y Tecnológicos respecto a la Planificación Estratégica, la repercusión en los sistemas de gestión de calidad y su influencia en la Acreditación Institucional, la investigación se la realizó en seis centros académicos de Educación Superior ubicados en la zona 1 y 2 de planificación del Ecuador de los cuales el 50% son acreditados y el restante no, en estos laboran 361 docentes de los cuales se seleccionó una muestra de 171, el método utilizado fue la aplicación de un cuestionario con una escala tipo Likert compuesto de 14 preguntas validadas por 6 jueces expertos y aplicada una validez de constructo de Alfa de Cronbach; los resultados muestran que la Planificación estratégica es una herramienta fundamental para direccionar el accionar Institucional y mejorar la calidad educativa derivando en una acreditación Institucional, como conclusión se tiene que la Planificación Estratégica es un factor primordial para que las Instituciones Técnicas y Tecnológicas del Ecuador puedan acreditarse por lo que es aconsejable implementarla de manera participativa y efectiva.</p>Santiago Andrés Otero Potosi, María Consuelo Moreno Orrego
Copyright (c) 2024
https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/ses/article/view/2954Fri, 01 Mar 2024 00:00:00 +0000