Sala de leitura: um espaço de encontro entre saberes e fantasia

Reading room: a meeting space between knowledge and fantasy

Authors

  • Cleide Francisca Rabelo
  • Flávia Alves da Costa Barroso

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-010

Keywords:

educação, leitura, biblioteca escolar

Abstract

Com a convicção de que a leitura é uma das habilidades que alicerçam o desenvolvimento intelectual e cultural dos estudantes e fator que propicia o fortalecimento do indivíduo como cidadão, realizou-se na biblioteca escolar do Colégio Estadual Dom Emanuel (Damolândia - GO), no ano de 2019, um projeto de revitalização do espaço da biblioteca, também chamada como sala de leitura, já que aqui é concebida como o lugar onde se medeia a leitura, e a realização de ações pedagógicas com a finalidade de proporcionar um ambiente aprazível e situações propícias à aproximação do alunado com o objeto livro. O presente texto constitui-se no relato da experiência advinda da aplicação do projeto pedagógico desenvolvido pela professora-dinamizadora da biblioteca conjuntamente à equipe gestora e docentes da escola. Com a adoção de estratégias simples, mudou-se positivamente a percepção dos alunos quanto ao valor da biblioteca e o aumento dos empréstimos de livros são indicativos do sucesso do projeto.

Published

2022-07-25

How to Cite

Rabelo, C. F. ., & Barroso, F. A. da C. . (2022). Sala de leitura: um espaço de encontro entre saberes e fantasia: Reading room: a meeting space between knowledge and fantasy. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1152–1159. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-010