Aprendendo ativamente na veterinária

Active learning in veterinary medicine

Authors

  • Alberto Bracagioli Neto
  • Saionara Araujo Wagner

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-009

Keywords:

aprendizagem ativa, educação, ensino na medicina veterinária, prática pedagógica colaborativa

Abstract

A aprendizagem ativa é um conjunto de práticas que busca envolver o aluno na construção colaborativa do seu processo de aprendizagem. Existem inúmeros métodos, softwares e perspectivas na aprendizagem ativa que ocorreram na última década e que desafiam a docência contemporânea. No entanto a infraestrutura e os espaços físicos nas Universidades não deixam de ser um outro grande desafio para a aplicação da aprendizagem ativa. Esse artigo tem por objetivo relatar uma experiência ocorrida na Faculdade de Veterinária da UFRGS. Este processo inicia em 2013 com a discussão da necessidade de readequação curricular à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais. Surgindo assim a discussão sobre os processos de ensino aprendizagem e a necessidade da adoção de metodologias ativas em sala de aula. Esse processo mostrou a necessidade premente da capacitação dos professores para o uso de metodologias ativas e colaborativas, bem como, a iniciativa de um grupo de professores de aprender novas praticas de ensinar-aprender.

Published

2022-07-25

How to Cite

Neto, A. B. ., & Wagner, S. A. . (2022). Aprendendo ativamente na veterinária: Active learning in veterinary medicine. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1137–1151. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-009