Currículo integrado: a interdisciplinaridade como eixo norteador frente à formação Omnilateral do aluno

Integrated curriculum: interdisciplinarity as a guideline face of education student Omnilateral

Authors

  • Patrícia Gonçalves Fochesato

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-007

Keywords:

currículo integrado, interdisciplinaridade, formação Omnilateral

Abstract

O artigo visa discutir a necessidade de pensar o currículo integrado sob a lógica de uma educação integral crítica que permita compreender a formação do aluno em sua omnilateralidade, buscando superar a alienação resultante do esvaziamento dos conteúdos e tornar a escola um espaço de enfrentamento frente às contradições do sistema capitalista. Tal proposta emerge da busca em promover a integração dos conhecimentos como um suporte para a compreensão da realidade social e desenvolvimento do aluno, sendo a interdisciplinaridade aspecto determinante. Torna-se necessário, promover uma reflexão acerca do conceito de currículo, de sua abordagem dentro da proposta de uma Educação de fato Integral, que legitime a formação do aluno para além da apropriação do conhecimento científico e da superficialidade com que ocorre o desenvolvimento desta no espaço escolar.

Published

2022-07-14

How to Cite

Fochesato, P. G. . (2022). Currículo integrado: a interdisciplinaridade como eixo norteador frente à formação Omnilateral do aluno: Integrated curriculum: interdisciplinarity as a guideline face of education student Omnilateral. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1107–1123. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-007