As práxis decoloniais no ensino de filosofia: políticas afroperspectivistas dos povos Bantu no “Chão da Escola”

Decolonial praxis in philosophy teaching: afroperspectival politics of the Bantu peoples on the "School Floor”

Authors

  • Wudson Guilherme de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-006

Keywords:

Lei Federal 10.639/03, educação étnico-raciais, bullying, racismo

Abstract

Este trabalho pretende apresentar as dinâmicas amparadas na implementação da Lei Federal 10.639/2003, que altera o Artigo 26-A da LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), em uma instituição privada de educação na cidade do Rio de Janeiro, onde realizamos e evidenciamos uma pedagogia antirracista e decolonial a partir de “Aulas/Oficinas”, Leituras de Textos, Rodas de Debates e Pesquisas, ancorados na Filosofia Africana e na Afroperspectiva dos Povos Bantu, que serviram de subsídio para propor discussões potentes e transversais na luta contra o Racismo.

Published

2022-07-13

How to Cite

de Oliveira, W. G. . (2022). As práxis decoloniais no ensino de filosofia: políticas afroperspectivistas dos povos Bantu no “Chão da Escola”: Decolonial praxis in philosophy teaching: afroperspectival politics of the Bantu peoples on the "School Floor”. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1087–1106. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-006