Banda desenhada e paisagem

Comics and landscape

Authors

  • Miguel Castro

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n3-005

Keywords:

paisagem, ambiente, banda desenhada, 1º ciclo

Abstract

O projeto pretendeu desenvolver o pensamento crítico e espacial, bem como a Educação e sensibilização ambiental, a partir da observação da paisagem, com o auxílio da Banda Desenhada. O trabalho vem na sequência de uma experiência realizada no pré-escolar. A experiência parte da Banda Desenhada, permitindo o conhecimento indireto de várias paisagens e o desenvolvimento de observação crítica face ao ambiente natural. Discutiremos os conceitos de paisagem, pensamento crítico e utilização da Banda Desenhada como instrumento didático para o 1º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo vai de encontro a um contexto que a escola enfrenta: um mundo em rápida mudança e a passagem de um ambiente “Gutenberguiano” para outro digital; assim, pretende-se cativar os alunos para a educação ambiental, através da observação da paisagem com uma linguagem próxima dos seus interesses. A criança olha a paisagem de uma forma “Impressionista”, focando a atenção em pormenores e propõe alterações e intervenções funcionais. O trabalho sustenta-se teoricamente em Kieran Egan e a abordagem à paisagem é essencialmente baseada em Yi-Fu-Tuan, a banda desenhada (livros e filmes) será “Tintin”. Esta personagem é um viajante e Hergé, embora polémico, destaca-se pelo rigor dos ambientes/paisagens retratados (naturais e humanos) permitindo a construção de atividades em que as crianças tomem conhecimento de outras realidades e transponham esse olhar para o ambiente que lhes é próximo, com sentido crítico.

 

Published

2022-07-13

How to Cite

Castro, M. . (2022). Banda desenhada e paisagem: Comics and landscape. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(3), 1070–1086. https://doi.org/10.54019/sesv3n3-005