Atividade investigativa sobre rochas e minerais para ensino básico: reconhecimento de habilidades em ciências trabalhadas

Investigative activity on rocks and minerals for basic education: recognizing science skills worked

Authors

  • Nicholy Virgínia Pereira do Nascimento
  • Vanessa Alvares dos Santos
  • Daphine Eleno Correia de Souza
  • Marcela Elena Fejes

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-035

Keywords:

atividades investigativas, habilidades em ciências, ensino básico

Abstract

A nova edição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no quesito Ensino de Ciências, estabelece o aprendizado das Habilidades Científicas como fundamental. Com o intuito de colaborar com esse aspecto o Centro Aprendiz de Pesquisador (CAP) do Centro de Educação e Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA) da Universidade de São Paulo (USP), criou e implementa atividades investigativas para que os alunos de escolas públicas, tenham a oportunidade de trabalhar habilidades próprias da ciência e despertem interesse pela investigação científica. Uma das atividades investigativas criadas e implementadas com alunos dos sextos anos da educação básica, trata sobre a origem, características e aplicações de rochas e minerais da natureza. Nela os alunos têm a oportunidade de trabalhar diversas habilidades como observar, medir, comparar, relacionar, desenhar, entre outras. As avaliações das suas experiências ao longo da visita ao CAP revelam um caso bem sucedido que estamos interessados em compartilhar.

Published

2022-06-27

How to Cite

Nascimento , N. V. P. do ., Santos, V. A. dos ., Souza, D. E. C. de ., & Fejes, M. E. . (2022). Atividade investigativa sobre rochas e minerais para ensino básico: reconhecimento de habilidades em ciências trabalhadas: Investigative activity on rocks and minerals for basic education: recognizing science skills worked. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 989–999. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-035