O uso dos exergames (EXGS) como uma ferramenta pedagógica nas aulas de educação física baseando-se na motivação intrínseca na escola estadual Paula Ângela Frassinetti

The use of exergames (EXGS) as a pedagogical tool in physical education classes based on intrinsic motivation at Paula Ângela Frassinetti state school

Authors

  • James Lee Taveira Holanda
  • Paula Mayara de Souza Holanda
  • Simone Cecília Paoli Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-031

Keywords:

tecnologia, exergames, ferramenta pedagógica

Abstract

A cultura digital está inserida no cotidiano onde o indivíduo se relaciona com as mais diversas formas de aparelhos, informações, acessos e interações; onde o virtual passa ser um ambiente com possibilidades múltiplas. Nesse contexto onde o ambiente educacional enfrenta desafios a fim de fornecer práticas pedagógicas onde o aluno se sinta motivado intrinsecamente. O objetivo do trabalho foi fornece um ambiente virtual onde o Xbox 360 possa ser usado como uma ferramenta tanto para a motivação, quanto para um novo modo de práticas físicas, logo, poderá ser usado como facilitador no processo de ensino aprendizagem no ambiente educacional. O material utilizado foi: Console Xbox 360 com sensor Kinect - (sensor de captura de movimentos corporais que reproduz os mesmos durante o jogo na figura de um personagem), Projetor multimídia, Jogos (Dance Central, Active 2, Kinect Adventures, Kinect Sports, Just Dance 2016, Deca Sports Freedom), um questionário desenvolvido (não-validado) com 10 questões fechadas entre respostas SIM ou NÃO referente a experiência e primeiras impressões com os Exergames e a utilização desta prática no arcabouço geral da educação física e o Inventário de Motivação Intrínseca (IMI). Com modificações nas 18 questões existentes com acréscimo referente a escala de Likert (1 a 5); onde também seguem o critério de subescalas – Prazer/Interesse, Competência, Esforço/Importância e Pressão/Tensão. Por meio do questionário 1 concluiu-se que 4,2% dos alunos tiveram alguma experiência com os EXGs. Outra questão bastante expressiva é de que 97% respondeu positivamente a possibilidade de inclusão desta atividade nos currículos da educação física escolar. Por meio do questionário 2 (Inventário de Motivação Intrínseca) demonstrou que a utilização dos EXGs como instrumento pedagógico na educação física foi positiva tendo as escalas de Prazer/Tensão e Esforço/Importância, atingindo níveis significativos onde os alunos assimilaram o jogo e a cada partida sentia-se motivado para atingir os objetivos por ele traçados. A motivação proporcionada pelo uso destes games também é alta e deve ser usada como um facilitador no processo de ensino aprendizagem no ambiente educacional.

Published

2022-06-01

How to Cite

Holanda, J. L. T. ., Holanda, P. M. de S. ., & Ruiz, S. C. P. . (2022). O uso dos exergames (EXGS) como uma ferramenta pedagógica nas aulas de educação física baseando-se na motivação intrínseca na escola estadual Paula Ângela Frassinetti: The use of exergames (EXGS) as a pedagogical tool in physical education classes based on intrinsic motivation at Paula Ângela Frassinetti state school. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 918–940. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-031