Indicadores de Burnout em professores do ensino fundamental que atuam em salas com inserção de alunos com deficiência

Burnout indicators in elementary school teachers who work in classrooms with students with disabilities

Authors

  • Nilson Rogério da Silva
  • Keity Cristina Corrêa
  • Meire Luci Silva

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-028

Keywords:

burnout, educação especial, professores do ensino fundamental

Abstract

As condições de trabalho desgastantes, a intensificação do ritmo de trabalho, o aumento de atribuições, as cobranças e ameaças de desemprego favorecem adoecimento de professores, com destaque para transtornos mentais, como o Burnout. O presente estudo teve o objetivo de caracterizar a prevalência de Burnout em professores do ensino fundamental, de salas com a inserção de alunos com deficiência. Amostra composta por 42 professores de segunda a quinta série, em salas com alunos com deficiência de escolas públicas municipais de um município do interior de São Paulo. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica dos professores e o Inventário da Síndrome de Burnout – ISB. Os resultados revelaram que a idade média foi de 42 anos, todos do gênero feminino, a maioria casada, com carga horária de trabalho semanal de até 30 horas e com média de 23 alunos por sala. Identificada prevalência de Burnout em 21,4% das professoras e, observou-se que 38% apresentaram distanciamento emocional, 31% exaustão emocional, 9,5% desumanização e realização pessoal. Os dados revelaram a necessidade de medidas de prevenção e manutenção da saúde dos professores, bem como para evitar impactos na aprendizagem dos alunos.

Published

2022-05-20

How to Cite

da Silva, N. R. ., Corrêa, K. C. ., & Silva, M. L. . (2022). Indicadores de Burnout em professores do ensino fundamental que atuam em salas com inserção de alunos com deficiência : Burnout indicators in elementary school teachers who work in classrooms with students with disabilities. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 876–887. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-028