Reflexões sobre o currículo de ensino dos internos do iases: rumo a emancipação ou subalternização?
Reflections on the teaching curriculum of iases internationals: towards emancipation or subalternization?
DOI:
https://doi.org/10.54019/sesv3n2-027Keywords:
adolescente infrator, educação, currículo, emancipação, subalternizaçãoAbstract
O aumento de adolescentes que ingressam no sistema socioeducativo para cumprimento de medida de internação é uma realidade que é oriunda de vários fatores e em especial a desigualdade social. No estado do Espírito Santo os adolescentes infratores são atendidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do ES - IASES. Observando que a maior parte dos internos apresentam defasagem na escolaridade e a oferta de ensino na modalidade EJA (Ensino de Jovens e Adultos) se torna irregular não atendendo as necessidades dos mesmos; urge refletir sobre a proposta de currículo que é ofertada aos alunos das unidades de internação partindo do pressuposto de que o mesmo não é neutro ou desinteressado. Considerando a situação de marginalização e estigmatização o artigo realiza indagações sobre a diversidade e a inclusão pensada no prisma da exclusão a qual esses socioeducandos estão inseridos. Será que estão sendo observadas as condições desses sujeitos para se elaborar um currículo que proporcione a emancipação por meio da reflexão de toda essa gama de dificuldades? Ou por justamente estarem nessa condição o currículo se mantém na perspectiva do mero repasse de conteúdo, mantendo a subalternidade? O estudo utilizou entrevista com o gestor da Gerência Pedagógica do IASES e também bibliografias baseadas em referenciais teóricos críticos da educação a fim de buscar subsídios para tais questões. Embora a oferta de ensino para os adolescentes infratores não seja favorável a emancipação; o estudo observou que há um esforço por parte do Instituto em estabelecer propostas de trabalho para mudar esse cenário.