Gestor escolar: atribuições, exigências e desafios da dimensão administrativa
School manager: attributions, demands and challenges of the administrative dimension
DOI:
https://doi.org/10.54019/sesv3n2-022Keywords:
gestor escolar, atribuições, conhecimento, dimensão administrativaAbstract
O presente artigo buscou fomentar reflexão acerca das atribuições, exigências e desafios da dimensão administrativa no tocante ao exercício desempenhado pela gestão escolar. Para tanto optou-se como método de constituição para elaboração e produção do artigo o método pesquisa bibliográfica de autores e pesquisadores que se ocupam no estudo da temática gestão escolar. A pesquisa identificou que existe um consenso quanto às mudanças ocorridas no contexto educacional brasileiro, haja vista que a escola é reflexo da dinamicidade da sociedade. Logo a mesma precisa acompanhar as mudanças, exigências e desafios imposto por uma sociedade que busca na escola a resolução para as mazelas sociais. As literaturas apontam para a ideia de que a gestão escolar necessita de formação inicial e continuada em consonância com os paradigmas atuais e isso requer ação por partes do estado ao promover políticas de formação e protagonismo dos gestores na ciência que o mesmo é responsável pela constante formação como ponte norteadora para sua ação gestacionária. Nessa prerrogativa é cada vez mais imprescindível a fomentação de estudos que apontem para essas mudanças e os caminhos possíveis para se acompanhar essas mudanças. Então sob esse viés é de consenso entre os estudiosos e pesquisadores que a administração clássica pode ser um suporte para uma pratica da dimensão administrativa mais eficaz e eficiente e comprometida com uma sociedade mais interventora e critica.