O direito fundamental a educação: uma abordagem na educação profissional

The fundamental right to education: an approach in professional education

Authors

  • Jean Nuberto Nascimento da Silva
  • Ricardo Bezerra Hoffmann
  • Norma Sueli Ferreira de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-019

Keywords:

educação, aspecto legal, aspecto social, educação profissional

Abstract

O presente artigo aborda o direito à educação, como um direito fundamental do cidadão e, em especial, a educação profissional e sua função de formar cidadãos para a vida. O tema é desenvolvido de forma dissertativa, apresentando conceitos, características, previsão legal e ponderações de estudiosos pertinentes ao tema. Percebe-se que a educação, em qualquer de suas modalidades, é essencial na preparação da pessoa para viver de forma digna, possibilitando o conhecimento de direitos e deveres, melhoria das condições de vida, desenvolvimento de capacidades e competências úteis à sociedade. Assim, a educação não constitui mero direito, mas elemento imprescindível no desenvolvimento do cidadão e da comunidade e que deve ser trabalhado em um esforço conjunto de Estado, família e sociedade. 

Published

2022-04-29

How to Cite

da Silva, J. N. N. ., Hoffmann, R. B. ., & de Araújo, N. S. F. . (2022). O direito fundamental a educação: uma abordagem na educação profissional: The fundamental right to education: an approach in professional education. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 740–756. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-019