O espaço físico institucional da creche e a educação das relações étnico–raciais

The physical institutional space of the daycare center and the education of ethnic-racial relations

Authors

  • Aretusa Santos
  • Ana Rosa Costa Picanço Moreira
  • Letícia de Souza Duque

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-007

Keywords:

creche, espaço, relações étnico-raciais, infância

Abstract

O trabalho discute uma experiência de formação em serviço de educadores de uma creche municipal de Juiz de Fora/MG, focalizando as implicações do espaço físico enquanto elemento importante e indispensável da proposta curricular de cuidado e educação da infância de 0 a 3 anos. Os pressupostos teórico-metodológicos estão ancorados na abordagem sócio-histórico-cultural de Vigotski, para a qual o ser humano constitui-se nas e pelas relações sociais e culturais marcadas por suas historicidades, em diálogo com autores que problematizam as três áreas envolvidas nessa experiência: espaço, infância e relações étnico-raciais no Brasil. Entendemos que as desigualdades raciais são produzidas por meio de classificações sócio-espaciais racializadas, que não podem ser compreendidas de modo superficial. As ações formativas ocorreram por meio de “encontros reflexivos”, que são contextos de discussão das práticas pedagógicas. Esses encontros foram realizados com todos os educadores da creche, durante os meses de setembro a novembro de 2016, com o propósito de pensar crítica e colaborativamente sobre o planejamento e a organização dos espaços da instituição. Foram discutidas com os educadores fotos e observações produzidas pelas autoras,  problematizando escolhas e localizações de brinquedos, painéis, entre outros elementos espaciais. Os resultados apontaram para a emergência de olhares mais críticos para as questões étnico-raciais presentes na organização espacial reverberando em algumas transformações dos ambientes que levaram em conta aspectos étnicos e culturais dos adultos e crianças que conviviam nessa creche. Acreditamos que essa experiência abre portas para possibilidades efetivas de promoção da igualdade racial na instituição, bem como para a discussão do espaço físico/ambiente como instrumento para a construção de práticas educativas na creche mais inclusivas e equânimes, comprometidas com a educação das relações étnico-raciais.

Published

2022-04-11

How to Cite

Santos, A. ., Moreira, A. R. C. P. ., & Duque, L. de S. . (2022). O espaço físico institucional da creche e a educação das relações étnico–raciais: The physical institutional space of the daycare center and the education of ethnic-racial relations. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 573–589. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-007