As contradições das políticas educacionais e as suas interferências na gestão escolar

The contradictions of educational policies and their interferences in school management

Authors

  • Deane Taiara Soares Honório
  • Erivaldo Ferreira da Silva
  • Fernanda Karina Souto Maior de Melo
  • Mayara Ferreira Alves
  • Givanildo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n2-005

Keywords:

política educacional, gestão gerencial, gestão democrática

Abstract

A política educacional é um campo recheado de intenções e de proposições para alcançar os objetivos políticos, sociais, econômicos, culturais e educacionais. O objetivo do presente texto é dialogar sobre as contradições da política educacional com ênfase na gestão escolar, tendo, como referência os paradigmas democrático e gerencial. A metodologia esteve pautada em uma abordagem qualitativa, por meio de uma perspectiva crítico-reflexiva. Os principais resultados apontaram que o modelo de gestão educacional e escolar que favorece a concretização dos ideais atuais da educação é o gerencial, oriundo de uma concepção neoliberal de educação, rompendo com os princípios elencados nas décadas de 1970 e 1980, por meio de uma gestão democrática e participativa.

Published

2022-04-06

How to Cite

Honório, D. T. S. ., da Silva, E. F. ., de Melo, F. K. S. M. ., Alves, M. F. ., & da Silva, G. . (2022). As contradições das políticas educacionais e as suas interferências na gestão escolar: The contradictions of educational policies and their interferences in school management. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(2), 540–559. https://doi.org/10.54019/sesv3n2-005