Mulher-Maravilha (2017): heroísmo, ficção histórica e relações de gênero

Wonder Woman (2017): heroism, historical fiction and gender relations

Authors

  • Maristela Carneiro
  • Vilson André Moreira Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n1-031

Keywords:

cinema hollywoodno, filme histórico, gênero, mulher-maravilha

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de examinar as possibilidades do uso do blockbuster histórico como recurso didático, não como uma prática meramente ilustrativa ou acessória para o reforço de um discurso histórico incontestável e inflexível, mas para instigar a apreciação crítica do cinema estadunidense, analisando como este se apropria da história para formular e dispersar visões de mundo por meio de suas plataformas de entretenimento. O caso exemplar empregado aqui é o de Mulher-Maravilha, uma produção de 2017, baseada nos quadrinhos da personagem homônima, cuja trama se passa na Primeira Guerra Mundial. O filme em questão contempla principalmente os temas do heroísmo, da guerra e das relações de gênero, tópicos recorrentes na cultura contemporânea e, portanto, pertinentes para o debate em sala. A fim de investigar a obra em questão, os principais referenciais para este trabalho são Matos (2005), Scott (1995), Napolitano (2011), Rosenstone (2015) e Stubbs (2013).

Published

2022-03-22

How to Cite

Carneiro, M. ., & Gonçalves, V. A. M. . (2022). Mulher-Maravilha (2017): heroísmo, ficção histórica e relações de gênero: Wonder Woman (2017): heroism, historical fiction and gender relations. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(1), 474–486. https://doi.org/10.54019/sesv3n1-031