Investigações nos cursos de licenciatura em matemática na perspectiva da formação financeira

Investigations in mathematics degree coursesfrom the perspective of financial education

Authors

  • Adriana Stefanello Somavilla

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n1-030

Keywords:

formação financeira, licenciatura em matemática, educação financeira

Abstract

Este artigo expõe algumas questões referentes à formação financeira no âmbito educacional. Assim, traz considerações sobre a Educação Financeira, a relação entre o ensino da temática no ciclo escolar e a formação dos professores de matemática nessa perspectiva. Nesse sentido, ao adotar uma postura de investigação de pesquisa analítica de cunho fenomenológico, são apresentadas duas investigações com a intenção de promover reflexões sobre a formação nos cursos de Licenciatura em Matemática e o contexto atual da inserção da Educação Financeira no ensino básico proposto pela Base Nacional Comum Curricular. Aliando-se a esse cenário, faz-se uma breve apresentação do Projeto de Pesquisa “A formação financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática”, que está sendo desenvolvido no Instituto Federal do Paraná(IFPR), campus Foz do Iguaçu. Por fim, os aspectos referentes às competências financeiras essenciais se alinham com as perspectivas de uma formação financeira desejável para toda a sociedade.

Published

2022-03-22

How to Cite

Somavilla, A. S. . (2022). Investigações nos cursos de licenciatura em matemática na perspectiva da formação financeira: Investigations in mathematics degree coursesfrom the perspective of financial education. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(1), 467–473. https://doi.org/10.54019/sesv3n1-030