Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na educação de jovens e adultos

A didactic proposal to teach the saponification reaction concepts in youth and adult education

Authors

  • Maria da Conceição de Menezes Torres

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv2n2-002

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Reação saponificação, Experimentação, / Youth and Adult Education, Ensino de Química Orgânica, Experimentation

Abstract

A presente pesquisa teve como objetivo elaborar e aplicar uma proposta didática para abordar os conceitos de reação de saponificação, tendo como base o tema gerador “descarte consciente de óleo vegetal”. A proposta didática teve um enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visto que buscou-se abordar um tema voltado para poluição do meio ambiente provocado pelo descarte inadequado de óleo vegetal de frituras. A pesquisa realizada foi um estudo de caso realizado em uma Escola estadual de Campina Grande – PB. O público-alvo foram estudantes do ciclo VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A proposta didática foi dividida em etapas, que consistiu na avaliação do perfil da turma, problematização inicial, organização do conhecimento e experimentação. O instrumento de coleta de dados foram três questionários, para avaliar o perfil da turma, uma sondagem a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos e verificação da proposta didática aplicada. Como resultado foi possível analisar uma turma composta igualitariamente por jovens e adultos, que na sua maioria tem afinidade pela Química. Porém, esses alunos apresentaram pouco conhecimento acerca do conteúdo abordado devido as limitações de conteúdos vistos anteriormente. Contudo, ao decorrer das etapas foi possível observar o desenvolvimento dos mesmos a partir do envolvimento durante as aulas teórica e experimental. Os questionários aplicados no início e no fim das etapas foram analisados e concluiu-se que a grande maioria conseguiu aprimorar seus conhecimentos satisfatoriamente.

 

The present research aimed to develop and apply a didactic proposal to address the concepts of saponification reaction, based on the generating theme "conscious disposal of vegetable oil". The didactic proposal had a Science, Technology, Society and Environment (STEM) approach, since it aimed to address an issue related to environmental pollution caused by improper disposal of vegetable frying oil. The research was a case study carried out in a state school in Campina Grande - PB. The target audience were students from cycle VI of the Young and Adult Education (EJA). The didactic proposal was divided into stages, which consisted of the evaluation of the class profile, initial problematization, knowledge organization and experimentation. The data collection instrument was three questionnaires, to evaluate the class profile, a survey of the students' previous knowledge, and verification of the didactic proposal applied. As a result, it was possible to analyze a class composed equally of young people and adults, most of whom have an affinity for chemistry. However, these students had little knowledge about the content addressed due to limitations of content previously seen. However, during the stages it was possible to observe their development from their involvement during the theoretical and experimental classes. The questionnaires applied at the beginning and at the end of the stages were analyzed and it was concluded that most of them managed to improve their knowledge satisfactorily.

Published

2021-11-05

How to Cite

Torres, M. da C. de M. . (2021). Uma proposta didática para ensinar os conceitos de reação de saponificação na educação de jovens e adultos: A didactic proposal to teach the saponification reaction concepts in youth and adult education. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 2(2), 51–74. https://doi.org/10.54019/sesv2n2-002