Uma descrição das violências sofridas por alunos em sala de aula em escolas paulistas

A description of violence suffered by students in the classroom in são paulo schools

Authors

  • Marilda da Silva
  • Deisiane Narry Souza Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n1-026

Keywords:

convivência na escola, interação professor-aluno, violência da escola

Abstract

Trata-se de uma pesquisa do campo educacional brasileiro sobre violência em espaço escolar. Especificamente acerca da categoria ‘violência da escola’ quando cometida por agentes escolares diretos. Objetivo: elucidar as justificações que alunos da Escola Básica Pública Paulista apresentam para as origens das violências que sofrem na sala de aula, cometidas por professores nas duas décadas do século XXI. Tais justificações poderão ser compreendidas no âmbito dos fatos ocorridos e narrados pelos próprios sujeitos. Pesquisa qualitativa/exploratória. Estudo de caso. Sujeitos: 70 alunos de uma Escola Estadual do Estado de São Paulo. Coleta: entrevista semiestruturada. Organização e análise dos dados: Análise de Conteúdo com categoria operacional apriori: violência da escola. Resultados: Dos 70 sujeitos 50% sofreram algum tipo de violência no espaço escolar. 22,8% sofreram violência cometida por professores na sala de aula dos tipos: física, verbal, verbal/física. Tais tipos foram estruturados pela violência simbólica engendrada por diferentes preconceitos. As violências ocorrem durante o processo–ensino aprendizagem.

Downloads

Published

2022-03-04

How to Cite

da Silva, M. ., & Carvalho, D. N. S. . (2022). Uma descrição das violências sofridas por alunos em sala de aula em escolas paulistas: A description of violence suffered by students in the classroom in são paulo schools. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(1), 395–422. https://doi.org/10.54019/sesv3n1-026