O processo de ensino e aprendizagem para criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental

The teaching and learning process for autistic children in the early years of elementary school

Authors

  • Sandra Horstmann Patrício

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n1-019

Keywords:

autismo, processo de ensino e aprendizagem

Abstract

O autismo é uma síndrome do desenvolvimento que se manifesta normalmente em crianças antes dos dois anos de idade, descrito como autismo.  O transtorno autista (ou autismo infantil) faz parte de um grupo de transtornos do neurodesenvolvimento denominados Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs). Segundo os critérios do DSM-IV-TR, para que a criança seja diagnosticada com transtorno autista, ela deve apresentar pelo menos seis da lista de doze sintomas apresentados na Tabela 1,sendo pelo menos um na área de comunicação, pelo menos um na área de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados e  pelo menos dois dos sintomas devem ser na área de interação social.Abordaremos também como se dá o processo de ensino e aprendizagem de cada ser humano,ou seja, o modo de aprendizagem de cada pessoa que trás consigo uma bagagem de conhecimentos, mas como cada um aprende, retém a aprendizagem, sabendo que cada indivíduo sofre, durante toda a sua vida, a influência dos agentes externos de natureza física e social,ou será, O processo para uma aprendizagem eficaz depende de inúmeros fatores, dentre os quais, os mais relevantes são: o talento do professor, o tipo intelectual do aluno, as oportunidades oferecidas pelo ambiente imediato da escola, a perspectivas futuras de vida do aluno, entre outros.E como sabemos a importância dessa síndrome e a importância da aprendizagem em nossa vida, iremos também refletir sobre como se dá esse processo de ensino aprendizagem e como crianças portadoras dessa síndrome conseguem aprender.   O objetivo deste artigo é conhecer um pouco mais sobre esse tema, que muitos ainda desconhecem, atualmente a mídia vem relatando sobre essa síndrome, porém ainda não é o suficiente devido a déficit de informações o artigo trás também, as formas de lidar com portadores, no ambiente escolar, os níveis do autismo e a interação social. Dessa forma, possibilitar aos pais e educadores uma visão mais ampla e um conhecimento a mais nesta área.

Downloads

Published

2022-03-02

How to Cite

Patrício , S. H. . (2022). O processo de ensino e aprendizagem para criança autista nos anos iniciais do ensino fundamental: The teaching and learning process for autistic children in the early years of elementary school. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(1), 305–315. https://doi.org/10.54019/sesv3n1-019