Projeto Contra Abuso Sexual Infantojuvenil Aplicado nas Escolas - Fase II

Project Against Child Sexual Abuse Applied to Schools - Phase II

Authors

  • Débora Gredilha Costa

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv3n1-008

Keywords:

Violência. Educação. Sociedade. Saúde. /, Violence. Education. Society. Health.

Abstract

Este trabalho aborda o tema abuso sexual infantojuvenil desenvolvendo uma proposta de intervenção. Tendo em vista sua designação como continuação de projeto anterior, faz se necessário destacar o que já foi desenvolvido: a exploração da problemática e a leitura, pesquisa de material bibliográfico, além da escolha da metodologia, sendo que a última mencionada, permaneceu como a utilizada e foi melhor explorada e formulada nesta fase. Deste modo são apresentados dados do Ministério da Saúde, de pesquisa internacional e a previsão legal da educação sexual, por exemplo, para fortalecer e amparar sua justificativa. São apresentados os anseios da consequência de um bom desenvolvimento do projeto e exemplificada a potencialidade de um amparo social, tendo em vista, o conceito atualmente discutido: O processo estrutural que é a normalização da pedofilia, como a inserção de frases com cunho de sexualização de menores por adultos, bem como padrões estabelecidos pela sociedade ao culto da padronização do corpo, com características fisicas infantis relacionadas a mulheres adultas e dos assédios atualmente. Desenvolvido com uma metodologia, que por causa do covid-19 não foi implementado presencialmente, mas será posto em prática no meio remoto como teste após a permissão do Conselho de Ética. Com a proposta de palestras/debates educativos, busca reparar a lacuna aberta neste tema, como a falta de projetos e a inconsistência de alguns dados que nos são disponibilizados. A falta marcante da educação sexual nas escolas brasileiras é outro ponto que o projeto explora, como objeto imprescindível de apoio à luta da educação e restauração do respeito às milhares de crianças e jovens. Portanto conclui-se com os estudos feitos, que este trabalho é a luz para esse déficit existente.

 

This work addresses the topic of child and youth sexual abuse, developing an intervention proposal. In view of its designation as a continuation of a previous project, it is necessary to highlight what has already been developed: the exploration of the problem and reading, research of bibliographic material, in addition to the choice of methodology, the last mentioned being the one used. and was further explored and formulated at this stage. In this way, data from the Ministry of Health, international research and the legal provision of sexual education are presented, for example, to strengthen and support its justification. The desires for the consequence of a good development of the project are presented and the potential of social support is exemplified, considering the concept currently discussed: The structural process that is the normalization of pedophilia, such as the insertion of sentences with the sexualization of minors by adults, as well as standards established by society to the cult of standardization of the body, with children's physical characteristics related to adult women and currently harassment. Developed with a methodology, which because of covid-19 was not implemented in person, but will be put into practice in the remote environment as a test after permission from the Ethics Council. With the proposal of educational lectures/debates, it seeks to repair the gap opened in this theme, such as the lack of projects and the inconsistency of some data that are made available to us. The marked lack of sex education in Brazilian schools is another point that the project explores, as an essential object of support for the fight for education and restoration of respect for thousands of children and young people. Therefore, it is concluded with the studies carried out, that this work is the light for this existing deficit.

Published

2022-01-18

How to Cite

Débora Gredilha Costa. (2022). Projeto Contra Abuso Sexual Infantojuvenil Aplicado nas Escolas - Fase II: Project Against Child Sexual Abuse Applied to Schools - Phase II. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 3(1), 121–136. https://doi.org/10.54019/sesv3n1-008