Formação de professores para o atendimento educacional especializado

TRAINING OF TEACHERS FOR SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE.

Authors

  • Ana Abadia dos Santos Mendonça

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv2n3-010

Keywords:

Formação de Professores, Atendimento Educacional Especializado, Alunos com deficiências; Salas de Recursos Multifuncionais., / Teacher Training, Specialized Education Care, Students with Disabilities, Multifunctional Resource Rooms.

Abstract

É uma investigação científica que discute a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais das escolas regulares da educação básica. O artigo faz uma introdução tendo como foco as políticas públicas de educação especial e inclusiva. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96 foram pano de fundo para mostrar que o AEE está previsto em duas das leis que tratam dessa modalidade educacional e de modo especial citam o Atendimento Educacional Especializado como coparticipante na escolarização das pessoas com deficiências na escola básica regular. O artigo tem como objetivos: identificar, discutir e propor soluções para a formação do professor de AEE para atuarem nas salas de recursos multifuncionais. É um estudo de caráter bibliográfico de cunho pedagógico voltado aos alunos com deficiências que estão dentro das escolas regulares da educação básica. Assim, considera o professor de AEE é multiprofissional, executa seu trabalho com todas as deficiências no contra turno e promove a aprendizagem de conteúdos que são pré-requisitos para a escolarização do aluno com deficiência na sala de aula regular.

Published

2021-12-20

How to Cite

Ana Abadia dos Santos Mendonça. (2021). Formação de professores para o atendimento educacional especializado: TRAINING OF TEACHERS FOR SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 2(3), 205–217. https://doi.org/10.54019/sesv2n3-010