Espaços formais de aprendizagem: possibilidades para a ambientalização

Formal learning spaces: possibilities for environmentalization.

Authors

  • Edicarlo Ferreira
  • Rita de Cássia Frenedozo

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv2n3-009

Keywords:

Ambientalização, Espaço Formal, Ensino., --//- Ambientalização, Espaço Formal, Ensino.

Abstract

Este trabalho teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre a temática ambiental no ensino formal realizado no Estado de São Paulo. O problema de pesquisa é: como está sendo trabalhada a educação ambiental nos espaços formais de ensino e aprendizagem? Objetivos específicos: investigar a adoção de atividades educativas ambientais por parte das escolas públicas; perceber como as iniciativas ambientais conduzidas nas escolas públicas podem impactar na conduta cidadã. Para a revisão de literatura adotou-se nesse estudo a Revisão Bibliográfica Narrativa. O levantamento bibliográfico considerou artigos publicados entre 2015 e 2020 nas bases de dados (Google scholar, na plataforma Scielo e no banco de teses e dissertações da CAPES). Para a busca, foram utilizadas as palavras-chave: Ambientalização, Espaço Formal e Ensino. Há escolas apropriadas com locais disponíveis a cumprir o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Ambiental, permitindo o desenvolvimento de projetos, com espírito participativo e coletivo.

 

This work aimed to make a literature review on the environmental theme in formal education in the State of São Paulo. The research problem is: how is environmental education being worked in formal teaching and learning spaces? Specific objectives: to investigate the adoption of environmental educational activities by public schools; to understand how environmental initiatives conducted in public schools can impact citizen conduct. For the literature review we adopted in this study the Narrative Bibliographic Review. The bibliographic survey considered articles published between 2015 and 2020 in databases (Google scholar, on the Scielo platform and in the CAPES theses and dissertations bank). For the search, the keywords were used: Environmentalization, Formal Space and Teaching. There are appropriate schools with locations available to meet the established in the National Curriculum Guidelines for Environmental Education, allowing the development of projects, with participatory and collective spirit.

Published

2021-12-16

How to Cite

Ferreira, E. ., & Frenedozo, R. de C. . (2021). Espaços formais de aprendizagem: possibilidades para a ambientalização: Formal learning spaces: possibilities for environmentalization. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 2(3), 190–204. https://doi.org/10.54019/sesv2n3-009