Configurações do ensino de história nas políticas curriculares: de um modo eurocêntrico e elitista ao desafio de uma formação humana integral

Configurations of history teaching in curriculum policies: from a eurocentric and elitist mode to the challenge of an integral human formation

Authors

  • Luthiane miszak valença de oliveira
  • Oto João Petry

DOI:

https://doi.org/10.54019/sesv2n3-005

Keywords:

políticas curriculares, ensino de História, currículo, Ensino Médio.

Abstract

O presente artigo tem o objetivo de contextualizar o ensino-aprendizagem de História nas políticas curriculares brasileiras. Ele faz parte dos resultados de pesquisa de dissertação de mestrado de caráter bibliográfica e documental. Está organizado em sessões que caracterizam o ensino-aprendizagem de História em diferentes momentos. Inicialmente um ensino eurocêntrico e elitista, em seguida um caráter cívico e nacionalista.   Um caráter autoritário, mercadológico e utilitarista iniciado a partir da Ditadura Militar em 1964. E por fim, um caráter humanista impulsionado a partir da reabertura política e da aprovação da LDB 9.394/1996. O contexto de aprovação dessa lei impulsionou a elaboração de muitas políticas curriculares como as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Planos Nacionais de Educação e especialmente, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio e o Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul que conferiram um papel mais integrador às áreas do conhecimento desafiando a prática de um trabalho coletivo e interdisciplinar e buscando a formação humana e integral do educando. No contexto dessas novas políticas, torna-se um desafio constante a busca da significação destas na prática docente, de forma a desenvolver uma práxis voltada para a democracia, integração curricular, trabalho coletivo e para a formação crítica dos estudantes.

Published

2021-12-10

How to Cite

oliveira, L. miszak valença de ., & Petry, O. J. . (2021). Configurações do ensino de história nas políticas curriculares: de um modo eurocêntrico e elitista ao desafio de uma formação humana integral: Configurations of history teaching in curriculum policies: from a eurocentric and elitist mode to the challenge of an integral human formation. STUDIES IN EDUCATION SCIENCES, 2(3), 143–157. https://doi.org/10.54019/sesv2n3-005