Formação de leitores no programa federal mais educação
READER EDUCATION IN THE FEDERAL PROGRAM MORE EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.54019/sesv2n3-004Keywords:
Leitura. Mais Educação. Educação em Tempo Integral.Abstract
Este artigo busca compreender como as práticas leitoras, dentro do Programa Mais Educação, ajudam a desenvolver o gosto pela leitura nos alunos participantes deste. Foi realizado levantamento de dados, utilizando-se como metodologia a pesquisa etnográfica, bibliográfica, além de análise de questionários aplicados a alunos do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bandeirantes, do município de Sertão/RS. Com base nos fundamentos teóricos de Gadotti (2006), Moll (2009), Lajolo (1993 e 1997) e Zilberman (1988), entende-se que cabe ao professor a realização de um trabalho consciente envolvendo diversas práticas de leitura, buscando sempre transformações nos sujeitos envolvidos. O professor pode e deve exercer um papel muito importante no sentido de estimular o aluno a se tonar um leitor habitual, inclusive de forma lúdica. Para que isso ocorra, o profissional da educação deve demonstrar entusiasmo nas práticas leitoras, a fim de que seus alunos se espelhem. Observou-se que durante o período em que os alunos estão na escola frequentando o Programa Mais Educação, ficam mais expostos aos livros, à contação de histórias e a debates sobre obras, o que contribui com o desenvolvimento do gosto e da curiosidade sobre os livros. As práticas desenvolvidas durante a pesquisa contribuíram com os incentivos dados pela escola, auxiliando na formação de sujeitos mais autônomos, criativos e críticos.