Modelagem matemática e inclusão social: experiências vividas no PIBIS

Mathematical modeling and social inclusion: experiences lived in PIBIS

Authors

  • Laynara dos Reis Santos Zontini
  • Dionísio Burak

DOI:

https://doi.org/10.54018/seesv3n1-014

Keywords:

Modelagem Matemática, PIBIS, Interesse

Abstract

Nesse texto tratamos de explicitar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática, segundo a perspectiva de Burak, no Programa de Bolsas Acadêmicas de Inclusão Social (PIBIS), trazendo uma descrição reflexiva de um projeto realizado no Instituto Federal do Paraná campus Irati. Apresentamos aqui uma investigação qualitativa, pautada nas observações sobre o projeto desenvolvido, onde trabalhamos com o fenômeno a Modelagem Matemática no PIBIS, perguntando pelas contribuições dessa metodologia no cumprimento dos objetivos do programa. No projeto, os estudantes bolsistas partiram do tema de mobilidade e acesso ao campus, uma situação que afeta estudantes e servidores do campus, com isso buscaram pesquisar modos de resolver os problemas observados. Os dados obtidos foram analisados criticamente tendo como produção final relatórios enviados à empresa de transporte público e aos candidatos a prefeito no município. A partir desse projeto, discutimos a questão do interesse como aspecto central da atividade, que possibilitou resultados que extrapolam os conhecimentos matemáticos adquiridos pelos estudantes, contribuindo também com a permanência dos mesmos na instituição.

Published

2022-02-23