Teoria e prática: a educação ambiental para uma transformação social

Theory and practice: environmental education for social transformation

Authors

  • Inalice Donato Primo Menezes Studies Publicações Ltda.

DOI:

https://doi.org/10.54020/seasv1n1-001

Keywords:

educação ambiental, consciência, comportamento, comunidade, escola, / environmental education, awareness, consciousnessbehavior, community, school

Abstract

É indiscutível a importância que a educação ambiental (EA) vem ganhando nos últimos tempos, no intuito de garantir a existência de ambientes saudáveis para a perpetuação e a sobrevivência das espécies. A escola, como centro de produção do conhecimento, assume o suporte essencial para o desenvolvimento da consciência ambiental. O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia trabalhada pela Escola Municipal Professora Marlene Flores, a influência da educação ambiental na vida dos alunos, bem como mudanças de comportamento e ações de preservação para com o meio ambiente. O estudo de caso mostrou que a escola propõe atividades relacionadas à educação ambiental, mas que a falta de estrutura e de recursos não permite que os projetos tenham maior abrangência, limitando-se à participação de professores e alunos. Porém, os resultados alcançados representam um avanço frente às tradições e à condição social da comunidade.

 

It is indisputable the importance that environmental education (EE) has been gaining in recent times, in order to ensure the existence of healthy environments for the perpetuation and survival of species. The school, as the center of knowledge production, assumes the essential support for the development of environmental awareness. The objective of this work is to analyze the methodology worked by the Professora Marlene Flores Municipal School, the influence of environmental education in the lives of students, as well as changes in behavior and preservation actions towards the environment. The case study showed that the school proposes activities related to environmental education, but that the lack of structure and resources does not allow the projects to have a wider scope, being limited to the participation of teachers and students. However, the results achieved represent an advance in relation to the traditions and social condition of the community.

Published

2021-09-14